Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecadigital.anvisa.ibict.br/jspui/handle/anvisa/1691
Título: Gestão das ações sanitárias das Secretarias Estaduais de Saúde : análise dos respectivos regramentos e códigos de vigilância sanitária
Autor(es): Matta, Alex Sander Duarte da
Teixeira, Lindinalva Helena Barbosa
Sousa, Artur Iuri Alves de
Ano de publicação: 2021
Resumo: Introdução: A atuação da vigilância sanitária nos municípios, estados e no Distrito Federal foi estabelecida por meio de códigos de saúde, regulamentados por decretos e leis. Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional quanto à composição e à estrutura organizacional nas 27 unidades federadas que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio da análise da legislação sanitária vigente. Método: Foi realizado um estudo qualitativo dos regramentos jurídicos, por meio de buscas ativas desses documentos, sendo estes analisados quanto a atributos correlacionados à ação da Vigilância Sanitária. Resultados: Observou-se que cerca de 30,0% foram publicados antes da Constituição de 1988, mas há regramentos mais recentes, como os do Piauí, do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal, publicados na década de 2010. Observou-se que 88,9% dos regramentos abrangem ações integradas ao sistema de saúde, como assistência à saúde, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental e saúde do trabalhador. Outros atributos se mostraram pouco presentes nos regramentos, como: os referentes às competências da rede laboratórios de saúde pública (48,1%), ao gerenciamento dos fatores de riscos (22,2%), ao financiamento (33,3%) e às taxas de fiscalização sanitária (18,5%). Conclusões: As legislações estaduais e do Distrito Federal estão amparadas em normas generalistas, que não mais atendem aos anseios da sociedade contemporânea nem a realidade dos determinantes e condicionantes de saúde de seu território. Portanto, verifica-se a necessidade de harmonização e modernização desses regramentos jurídicos, com a promoção de novos arcabouços jurídicos, capazes de produzir a segurança e a efetividade das ações de vigilância sanitária praticadas em cada território.
Informações Adicionais: Recebido: 28 ago. 2020 -- Aprovado: 10 nov. 2020
Como citar: MATTA, Alex Sander Duarte da; TEIXEIRA, Lindinalva Helena Barbosa; SOUSA, Artur Iuri Alves de. Gestão das ações sanitárias das Secretarias Estaduais de Saúde: análise dos respectivos regramentos e códigos de vigilância sanitária. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 28-36, maio 2021. DOI 10.22239/2317-269x.01769. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1769. Acesso em: 6 set. 2022.
Palavra Chave: Gestão em saúde

Regulamentação

Códigos sanitários

Ações de vigilância sanitária

Health management

Regulation

Health codes

Health surveillance actions
Tipo: Artigo
Aparece nas coleções:Gestão de Dados e Informação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.