Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecadigital.anvisa.ibict.br/jspui/handle/anvisa/776
Título: Amido IF041-00
Autor(es): Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)
Coordenação da Farmacopeia
Ano de publicação: 2019
Resumo: O amido é obtido dos frutos, raízes e outras partes de diferentes vegetais. O amido de milho (Zea mays L., Poaceae), amido de arroz (Oryza sativa L., Poaceae), amido de trigo (Triticum aestivum L., Poaceae), amido de mandioca (Manihot utilissima Pohl, Euphorbiaceae) e amido de batata (Solanum tuberosum L., Solanaceae) são considerados oficinais. Amidos obtidos de diferentes origens botânicas podem não ter propriedades idênticas quando usados para fins farmacêuticos. Quimicamente, o amido é uma mistura de polímeros que corresponde à fórmula (C6H10O5)n. O amido de milho contém cerca de 27% de amilose e 73% de amilopectina. Características físicas: pó fino, branco, inodoro e insípido. Quando examinado em camada fina, não deve apresentar impurezas visíveis ou sujidades. Solubilidade: praticamente insolúvel em água fria, álcool etílico e solventes orgânicos.
Publicação relacionada: http://bibliotecadigital.anvisa.ibict.br/jspui/handle/anvisa/140
Informações Adicionais: Farmacopeia Brasileira, 6. ed., v. 2 - Monografias - Insumos Farmacêuticos e Especialidades.
Palavra Chave: FARMACOPEIA BRASILEIRA

Compêndio

INSUMOS FARMACÊUTICOS

Amylum
Tipo: Monografia (Farmacopeia)
Aparece nas coleções:Farmacopeia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMIDO - IF041-00_6ed_2019.pdf4.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.