Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecadigital.anvisa.ibict.br/jspui/handle/anvisa/409
Título: Brasil : água de lastro ANVISA
Autor(es): Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)
Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras
Ano de publicação: 2003
Resumo: [Extraído] Tendo em vista os compromissos assumidos pela delegação brasileira durante a participação da 46ª Reunião do MEPC [Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho], e com base no potencial impacto da introdução de microrganismos patogênicos para a espécie humana através da água de lastro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde - ANVISA, se propôs a elaborar estratégias e programar um Estudo Exploratório sobre a qualidade sanitária da água de lastro desaguada na costa brasileira, que desse maior sustentação à posição brasileira na 47ª Reunião do MEPC e, por consequência, à Convenção IMO [Organização Marítima Internacional] (minuta no anexo 3 do Doc/IMO 48/2) a ser realizada em 2003. A ANVISA, no ano de 2002, concluiu este Estudo Exploratório para Identificação e Caracterização de Agentes Patogênicos em Águas de Lastro, sendo atingido um total de 99 coletas em 9 portos brasileiros. Os resultados confirmaram o risco inicialmente suspeito de que água de lastro é um veiculador de organismos patogênicos que podem causar agravos à saúde pública. Os resultados parciais deste estudo foram apresentados em março de 2002, por ocasião da 47ª Reunião do MEPC.
Palavra Chave: Estudo exploratório

Água de lastro

Indicador microbiológico

Projeto
Tipo: Informe Técnico
Aparece nas coleções:Controle Sanitário em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfadegados

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agua de lastro Anvisa 2003.pdf439.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.