Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecadigital.anvisa.ibict.br/jspui/handle/anvisa/329
Título: Prevalência, risco e prevenção de úlcera de pressão em unidades de cuidados de longa duração
Autor(es): Pini, Luna Ribeiro de Queiroz
Ano de publicação: 2012
Resumo: Introdução: Úlceras de pressão ocorrem nos mais diversos ambientes de cuidados, com valores de prevalência elevados a nível mundial. Representa sofrimento para os doentes e familiares, prolonga o tempo de internamento e aumenta os custos associados. Doentes em unidades de cuidados de longa duração são considerados de alto risco, o que justifica uma investigação mais alargada neste contexto de assistência. Objetivos: estudar a prevalência, risco e prevenção de úlcera de pressão em unidades de cuidados de longa duração de Portugal continental. Métodos: estudo transversal, quantitativo, descritivo observacional, multicêntrico, com amostra aleatória estratificada. Utilizou-se o método sugerido pela European Pressure Ulcer Advisory Panel para estudo de prevalência de úlcera de pressão. Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) foi o software aplicado para análise estatística. A investigação recebeu aprovação das Comissões de ética e foi precedida por consentimento livre e informado dos participantes. Resultados: amostra composta por 545 doentes, maioria do sexo feminino e do grupo etário 76 a 90 anos, com predomínio dos diagnósticos de AVC e Demências. Dos participantes do estudo 74% foram classificados como de alto risco para UP, percentagem que aumenta para 93% no grupo de doentes com a lesão. A prevalência geral de UP foi de 23 %. A análise de subgrupo de doentes com UP (n=124) mostrou que 51% adquiriram UP em outra unidade de saúde; 47% apresentavam úlcera de grau IV e 61% apenas uma UP. Na amostra 78% dos doentes apresentavam equipamento de prevenção. As prescrições de Enfermagem para prevenção de UP refletiram prática baseada em evidências para várias intervenções, porém com diferenças regionais. Conclusão: o presente trabalho resultou em evidências científicas que podem contribuir para tomada de decisão na prevenção e tratamento das úlceras de pressão, bem como subsidiar investigações futuras.
Publicação relacionada: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=116742
Informações Adicionais: Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
Para acessar o texto completo, clique no link disponível no campo Publicação relacionada
Palavra Chave: Úlcera de pressão

Escala de Braden

Enfermagem baseada em evidência

Pressure ulcers

Braden scale

Evidence-based nursing
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Gestão do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.