Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecadigital.anvisa.ibict.br/jspui/handle/anvisa/197
Título: Guias para o gerenciamento dos riscos sanitários em alimentos
Autor(es): Organização Pan-Americana da Saúde
Ano de publicação: 2009
Resumo: [Apresentação] O Gerenciamento de Riscos em Alimentos pode ser definido como um processo prático e estruturado que permite as organizações reguladoras a identificação e descrição de um problema relacionado com a inocuidade dos alimentos, o estabelecimento dos objetivos do gerenciamento do risco e a seleção das intervenções disponíveis e mais eficazes para a minimização ou controle do risco. Assim, com vistas a melhoria das práticas sanitárias e a busca da eficiência das medidas de intervenção e controle dos riscos sanitários presentes nos alimentos, a Gerência de Qualificação Técnica em Segurança Alimentar (GQTSA) com o apoio do Centro de Gestão do Conhecimento-Técnico Científico (CGTEC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) realizaram em 2008 as Oficinas de Trabalho sobre Gerenciamento de Risco de Risco em Alimentos. O público alcançado nas oficinas foram os profissionais de vigilância sanitária estaduais, distrital e municipal (capitais) e dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).
Publicação relacionada: https://iris.paho.org/handle/10665.2/50421
Informações Adicionais: Realização: Área de Vigilância Sanitária, Prevenção e Controle de Doenças; Projeto de Saúde Pública Veterinária; Organização Pan-Americana da Saúde -- Promoção: Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Ministério da Saúde.
Sumário: Açaí : Acre. Pará -- Água adicionada de sais: Ceará -- Arroz : Maranhão -- Bolos recheados e úmidos : Paraná -- Carne de sol : Piauí -- Gelados comestíveis : Rio Grande do Norte -- Linguiça frescal : Curitiba. Mato Grosso do Sul -- Palmito de açaí em conserva : Amapá -- Pescado : Curitiba -- Pizza : Curitiba -- Queijo de coalho : Amazonas. Paraíba. Pernambuco. Rondônia. Sergipe -- Queijo colonial : Rio Grande do Sul -- Queijo frescal : Mato Grosso -- Salame : Santa Catarina -- Sururu : Alagoas -- Temperos : Tocantins -- Torta doce com recheio e cobertura : Goiás -- Folhosos minimamente processados : São Paulo
Revisão técnica: Rosane Maria Franklin Pinto
Palavra Chave: Gerenciamento de segurança

Risco sanitário

Controle de risco

Tomada de decisão

Boas práticas de manipulação

Higiene dos alimentos
Tipo: Guia
Aparece nas coleções:Monitoramento do Risco Sanitário de Produtos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia para o gerenciamento dos riscos sanitários em alimentos.pdf3.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.